Ultimamente, em meus atendimentos, tenho recebido muitas queixas do tipo: “Não consigo ser mais produtivo”; “Estou sem foco”; “Meu chefe reclama do meu ritmo de trabalho”; “Estou ansioso”, entre outras reclamações parecidas.
Refletindo junto com os pacientes, comecei a perceber um imediatismo em ter e fazer as coisas, uma certa impaciência. Eles chegam dizendo que sentem baixa produtividade e falta de foco. Mas será que é isso mesmo o que acontece?
Você já parou para pensar que o mundo moderno levou todos nós a nos acostumarmos em ter as coisas muito rapidamente?
Agora mesmo lembrei da época que não existia controle remoto e quando ele surgiu, como mudou o comportamento nas famílias. É… Com o avanço das décadas tudo está cada vez mais fácil.
Não muito tempo atrás tínhamos um telefone enorme ou pager para nos comunicarmos á distância, hoje temos celular 4G/5G; casas equipadas com antena parabólica, diferente de hoje com tv a cabo; livros só em papel e agora livro eletrônico também. E a internet discada que hoje é internet 5G? Muitas mudanças… temos muito mais possibilidades, infinidades de coisas tecnológicas como a lousa digital, aulas online, brinquedos interativos, compras pela internet entre tantas outras coisas. Enfim….Um maior acesso ao mundo!
A ciência avançou e isso é fato. Para muitos que tem como eu mais de 40 anos está sendo uma maravilha, é como um doce na mão de uma criança! Temos até que nos policiarmos para não ficarmos acelerados e viciados com tantas novidades. Afinal de contas somos exemplos.
Já para os mais jovens que não viveram muito no mundo analógico é mais difícil compreender tudo isso. Nasceram no meio dessa evolução e entender o saber esperar ou ter é tedioso demais. São pessoas ansiosas, vivendo nessa sociedade líquida, acostumados com o “click” e que não reagem bem á frustração. Algumas delas vivem confusas e se pergutam se devem ou não seguir um padrão para poderem acompanhar toda essa velocidade.
Então… eu peço pra você, Calma! Tudo isso leva a ansiedade, depressão e outras doenças que se somatizam no seu corpo. Por isso que tanto se fala em fazer meditação ou midfulness. Lembre-se somos humanos, precisamos mais SER do que ESTAR no mundo, procurar respeitar o tempo do nosso organismo e não querer se igualar a temporiariedade de uma máquina. E olha que ás vezes ela falha, assim como nós adoecemos.
E esse ponto de vista vale para qualquer um de nós, em qualquer cirsuntância ou idade, serve para quem lida com o outro, ou delega atividades ou tem uma equipe. Reflita, será que não estou exigindo demais? Tenho tanta necessidade de fazer mais do que me propus a fazer durante o dia? Olhe para dentro de você! Procure se conhecer!
Ter produtividade e foco não é dar conta de mais coisas, abraçar o mundo e conquistar o que quer a qualquer preço. É fazer bem feito, mas com limites, no prazo estipulado, respeitar a si mesmo, o outro e saber lidar com as diferenças individuais de cada um e o momento.
E vou deixar uma frase pra você pensar “não é no dia que você planta as sementes, que você colhe os frutos”.
Com carinho,
Danielle