Hoje decidi falar sobre a Esperança, ela que é tão importante para todos nós seres humanos.
Passamos o ano de 2020 de muitas incertezas, vulnerabilidades e ainda continuamos com indefinições em nossas vidas. O mundo todo está correndo atrás para eliminar o invisível.
Segundo o dicionário Esperançar é dar ou ter esperança; animar(-se), estimular(-se), esperancear(-se). Ter esperança ativa, diferente do verbo esperar que é aquele que aguarda.
Estamos em nossas casas aguardando a vida voltar ao normal, mas o que você está fazendo para não ficar só aguardando as ações do outro? O que está fazendo para você?
Segundo Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.
Esperançar é se levantar,
Esperançar é ir atrás,
Esperançar é construir,
Esperançar é não desistir!
Sabemos que nossa energia vai sendo impactada com os desafios, problemas que vão nos atropelando e que a esperança pode se transformar em dúvida, inércia, acomodação e repulsa, dependendo do que ocorre na nossa trajetória.
Mas a esperança é fundamental para a nossa existência. A partir da crença nela, surge espaço para a vida, para o amanhã, para a perseverança, para a certeza de que algo é possível mesmo quando tudo indica o contrário.
A esperança leva-nos a uma vida mais leve, e auxilia no tratamento de doenças como a depressão, pois ao contrário dela, entramos num quadro de desesperança.
E como desenvolvemos a esperança ao longo da vida? Graças a novas conexões cerebrais, pois mudanças e adaptabilidade ao meio favorece esse aprendizado constante.
O filósofo Mario Sergio Cortella disse uma vez, não viva o verbo esperar: “Espero que dê certo, espero que resolva. Isso não é esperançar”.
Torço para que a gente consiga mudar a nossa mentalidade e as atitudes, como um propósito definido, é um exercício diário, pois assim ganhará e impactará outras pessoas com seu protagonismo.
Com carinho,
Danielle.