Quem nunca procrastinou que atire a primeira pedra!
Podemos prolongar ou adiar tarefas e prejudicamos nossa rotina. Por que será?
Se eu falar que a procrastinação pode ser um mecanismo do cérebro que ajuda a procrastinar, você acredita? Pois digo que sim, há dois mecanismos que colaboram para que o indivíduo deixe as coisas para depois, eles são o sistema límbico e o córtex pré-frontal. Quando nós procrastinamos, acionamos o córtex pré-frontal, ele planeja o futuro, é o mais racional, mas sofre a intervenção do sistema límbico, que pode fazer com que você aja em algo que te traga o prazer instantâneo. Assim aquela coisa mais complicada de fazer ficará de lado.
A procrastinação se torna prejudicial para as pessoas, porque impede o funcionamento normal das nossas atividades diárias, tanto do lado pessoal, como profissional. “Ô loco meu!!!!”… Brincadeiras a parte, gera em nós ansiedade, estresse e até sentimentos de depressão.
É muito mais agradável para qualquer pessoa fazer aquilo que se gosta ou é mais fácil, ao invés daquilo que nos exige mais esforço. Porque quando temos algum tipo de insegurança ou medo é mais difícil começar algo.
Outro ponto que procrastinamos, é quando não temos cobranças externas, consequências, ou nos é dado um prazo maior para entregarmos algo, assim não nos dedicamos para sermos mais produtivos.
Tudo isso nos leva ao estresse e pouca qualidade na administração do tempo, que podem ocasionar dores físicas como: de cabeça, coluna ou estômago, além de diminuir também nossa imunidade dando margens á doenças infecciosas.
Então, como começar a fazer de sua rotina mais eficiente, deixando a procrastinação de lado?
1. Não dê desculpas esfarrapadas. Como por exemplo, algo que você esqueceu ou tem que realizar primeiro.
2. Anote. Liste tudo o que você terá que fazer no dia seguinte, não deixe as informações e atividades por conta só da sua memória.
3. Perceba e escolha a melhor hora que você é mais produtivo. Aproveite esse período e dê um gás para realizar as coisas com qualidade e maior rapidez.
4. Estabeleça prioridades para as atividades. Realize as mais difíceis, isso te dará mais leveza e fará com que você olhe para as próximas de forma mais facilmente.
5. Não se distraia. Cuidado com a navegação no celular e no computador, caso precise usar. Desligue as notificações das redes sociais. Arrume o seu local de trabalho ou estudo, para que seja silencioso e iluminado.
6. Divida as tarefas em micro tarefas, isso dará mais ânimo quando você vê o seu progresso e as atividades sendo concluídas.
7. Faça pausas durante o seu dia, isso ajuda a relaxar e esvaziar um pouco a mente, além de auxiliar na produtividade e criatividade.
Acima de tudo crie consciência que você é o único responsável por suas escolhas e só você pode fazer algo para mudar sua vida. Ninguém gosta de procrastinar ou sente orgulho, mas a procrastinação impede que você trabalhe todo seu potencial, suas realizações e sonhos.
A procrastinação é um hábito e não muda da noite para o dia, por isso se você tem essa tendência, você deve combatê-la todos os dias. Comece!
O futuro está em suas mãos!
Com carinho,
Danielle.